Cotidiano

Final de semana de folia nas ruas da Baixada Santista

Em Santos, o Carnabonde ocupa as ruas do Centro hoje homenageando o bairro Chinês

10 FEV 2018 Por Da Reportagem 09h:00
Às 11h, milhares de foliões saem da Praça Mauá atrás do bonde escocês prefixo 32 Às 11h, milhares de foliões saem da Praça Mauá atrás do bonde escocês prefixo 32 / Divulgação/PMS

É Carnaval! E centenas de foliões devem ocupar as ruas da Baixada Santista com muito brilho e alegria para comemorar a data. Em Santos, o Carnabonde ocupa as ruas do Centro hoje homenageando o bairro Chinês. Às 11h, milhares de foliões saem da Praça Mauá atrás do bonde escocês prefixo 32 (aberto). A homenagem é mais do que justificada, pois o carnaval santista nasceu no bairro Chinês, com dois grandes blocos: o Baby dos Jardins da Infância e o Turistas do Bairro Chinês. Eles promoviam brincadeiras e batalhas de confete nas ruas do Centro e, à noite, seguiam com a festa em outros pontos da cidade, até chegar à praia.

Riscado do mapa santista e incorporado ao Valongo durante os anos 1970, o bairro Chinês foi oficializado em 2011, com a atualização das leis de Uso e Ocupação do Solo. O bairro Chinês está localizado do sopé dos morros São Bento, Pacheco e Penha até a Avenida Getúlio Vargas, entre a Rua São Bento e o Saboó.
Este ano não haverá venda de camisetas e os foliões podem colocar criatividade e habilidades à prova, formando grupos fantasiados, como tradicionalmente acontece.

André Leahun, artista plástico que desde 2006 responde pela ornamentação do bonde para a festa, vai levar itens característicos das comemorações do ano novo chinês para o elétrico, a ser decorado com figuras de dragões, cestos de ouro, orquídeas gigantes e outras surpresas.

Mas quem for curtir a folia deve ficar atento: o trânsito na área central da Cidade terá alterações no sábado, em razão do Carnabonde. A partir das 9h, estarão programados bloqueios em trechos de várias vias da região, que serão encerrados em horários diferentes. Em função do Carnabonde, a Linha Turística do Bonde não circulará no sábado, retornando normalmente no domingo, às 10h30 (leia abaixo).

Para a passagem dos foliões, entre 13h30 e 15h, haverá interdições momentâneas nas vias do percurso, que será o seguinte: Praça Barão do Rio Branco, R. Augusto Severo, R. Cidade de Toledo (no contrafluxo), Praça Mauá (no contrafluxo), R. General Câmara, Praça Rui Barbosa, R. do Comércio, R. São Bento, Largo Marquês de Monte Alegre, R. Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco, R. Augusto Severo e  término na Praça Mauá.

Linha do Bonde vai funcionar durante a folia

A Linha Turística do Bonde, que não vai circular hoje devido ao Carnabonde, funcionará nos demais dias de carnaval, de domingo (11) a terça (13), sempre das 10h30 às 17h. Na Quarta-Feira de Cinzas, não haverá passeios.

Até o próximo dia 18, as saídas ocorrem a cada 30 minutos. A Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 2) é o ponto de partida para o circuito que percorre cerca de 40 pontos de interesse histórico e cultural da região central da Cidade, com monitoria de guia de turismo.

O ingresso para o passeio custa R$ 7,00. Maiores de 60 anos, professores e estudantes com carteirinha pagam meia.

Isenção para crianças até cinco anos no colo e guias turísticos em serviço.

Blocos e bandas comandam a folia em Cubatão

Centenas de foliões contarão com a programação de blocos e bandas carnavalescas de Cubatão. As atividades contam com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão via Secretaria de Cultura, que - a partir da demanda dos grupos - disponibilizou caminhões-pipas, carros de som e banheiros químicos para estas festividades populares.

Hoje, às 19h30, o Carnaval dos Unidos do Morro será na Quadra da E. E. Zenon Cleantes de Moura (Vila Fabril).

Já no domingo, a partir das 13 horas, acontecerá o Bloco do Côco Loko (Rua Jonas de Souza, Jardim Real), e, a partir das 14 horas, ocorrerão as apresentações da Banda Fala Tú que Eu Tô Cansado (concentração das avenidas Brasil e Beira Mar, Jardim Casqueiro), e do Bloco Cidade de Madeira (na via de entrada da Vila dos Pescadores). Às 16 horas, será a vez do Bloco Aqui Concentra Mas Não Sai (Rua Dom Pedro 2º, 522, Vila Nova).

Por sua vez, o Conjunto Mário Covas realiza festas carnavalescas tanto no domingo, quanto na terça-feira, a partir das 14 horas, em frente à UME Luiz Gustavo de Lima (Rua das Flores, Vila Natal). Nesse intervalo, os foliões também podem aproveitar a 1ª Festa Carnavalesca do Conjunto Rubens Lara (Rua Rivaldo Alves Feitosa, s/nº, Parque São Luiz), na segunda-feira, às 14 horas. Na terça-feira, a partir das 15 horas, a última festividade será no Bloco Siri na Lata, na via de entrada da Vila dos Pescadores.

Carnaval de São Vicente tem opções para todas as idades

Já preparou a fantasia e a disposição? Porque vêm aí os desfiles das bandas do Carnaval de São Vicente. A organização é da Liga Carnavalesca de Blocos e Bandas Vicentina (LICABBA), com apoio da Prefeitura de São Vicente.

A festa segue até o próximo final de semana. A segurança ficará por conta da Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal. O comandante da GCM, Marcelo de Paula Lima dá orientações a quem quiser curtir a folia sem dor de cabeça. “Pedimos às pessoas que não levem garrafas de vidro, espuma e fogos de artifício. Evitem também levar menores de 12 anos”. O telefone para informações e denúncias é o 199.

Domingo, é a vez da irreverência e da alegria tomarem conta do Gonzaguinha neste domingo (11), com o bloco Ba-bahianas Sem Taboleiro, que este ano completa 81 anos com o tema “Gente de Casa Faz Milagres”. A concentração será a partir das 10h, na Praça Vinte e Dois de Janeiro, seguindo às 11h pela orla até a Av. Antonio Rodrigues.

O maior grupo carnavalesco do Estado de São Paulo espera reunir o mesmo número de foliões de 2017, quando 100 mil pessoas foram às ruas, entre moradores da Baixada, turistas de outras regiões e até de outros estados brasileiros.

Tradicionalmente, os homens usam roupas femininas na brincadeira. Mas cada um pode ir como se sentir melhor. “Só pedimos que todos cheguem com muita alegria, porque é uma festa familiar. Vamos manter o Carnaval vivo, com empolgação, espírito de brincar e sem violência”, conclui o presidente do bloco, Fabiano Cutino.

Para garantir um Carnaval com respeito, não será permitido portar produtos como spray de espuma, esguichos d´água e garrafas. Também haverá revista realizada pela PM na entrada.

Brisamar

O Brisamar Shopping programou uma série de ações gratuitas para toda a família fazer a folia neste carnaval. No CarnaBrisa 2018, como é conhecido o evento que acontece até terça-feira, o destaque está para a criançada, tal qual está o mestre sala e a porta bandeira para a Escola de Samba.

As Oficinas de Confecção de Adereços Carnavalescos já estão disponíveis para adultos e crianças, a partir de 7 anos de idade, na loja 331 (3º piso), das 16 às 20 horas. Será permitida a entrada de até seis pessoas por sessão.

Os participantes poderão optar por confeccionar máscaras carnavalescas, colar havaiano, cocar ou tapa-olho para cair na folia em grande estilo. E, claro, como carnaval é sinônimo de festa e alegria, não poderia faltar a tradicional Matinê Infantil. O espaço destinado para as brincadeiras será a loja 333 (3º piso), a partir de hoje, das 17 às 20 horas. Mas somente para crianças de 4 a 12 anos acompanhadas da presença de um adulto responsável.

Para a segurança de todos, o Brisamar Shopping irá permitir a entrada de até 50 crianças na Matinê Infantil. Em ambos os eventos está proibida a entrada de espuma, apito e corneta.

Da Vila Alice até a Enseada: festa garantida em Guarujá

Os blocos e bandas preencherão a Cidade e o destaque fica para a solidariedade: além da arrecadação de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Município, durante todo o Carnaval a orla da Praia de Pitangueiras será fechada das 15 h às 22 horas para o desfile da Banda da APAE (15 horas) e Banda Pitangueiras, que destina sua renda para o CRPI. Quem comprar os respectivos abadás dessas bandas estará diretamente auxiliando as entidades citadas.

Domingo é dia de tradição e de curtir o Carnaval com a família. A festa começa às 14 horas, em Vicente de Carvalho, com a Banda ‘Vasco da Gama’, passando pela ‘Vermelho e Preto’ e finaliza com a tradicionalíssima ‘Saudoso Itapema’.

Segunda é dia de levar as crianças para brincar o Carnaval na rua com a Banda Nega Maluca, a partir das 17 horas, na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho - uma das bandas mais tradicionais da Cidade, com 30 anos de história e todos os integrantes e foliões desfilam com seus bonecos de pano devidamente fantasiados.

Para quem gosta de gastronomia, a sugestão é curtir os restaurantes da Praia do Perequê e pular o Carnaval na tenda montada no calçadão da orla, com a Banda Amigos Vila Nova Perequê.

Já às 19 horas é a oportunidade de levar seu pet para curtir o Carnaval, com a Banda Piu Piu, na Praia do Tombo. Não se esqueça de adotar os procedimentos de segurança, caso seu pet seja animal de grande porte.

Mas o destaque de terça-feira é o tradicional Bloco das Cabritas, este ano, na Arena da Folia, montada no estacionamento do Ginásio Guaibê, oferecendo segurança, a partir das 16 horas. Às 21h30 se apresenta, no mesmo local, a Escola de Samba Imperador da Ilha.