X

Cotidiano

Final de semana de folia nas ruas da Baixada Santista

Em Santos, o Carnabonde ocupa as ruas do Centro hoje homenageando o bairro Chinês

Da Reportagem

Publicado em 10/02/2018 às 09:00

Atualizado em 12/09/2021 às 17:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Às 11h, milhares de foliões saem da Praça Mauá atrás do bonde escocês prefixo 32 / Divulgação/PMS

É Carnaval! E centenas de foliões devem ocupar as ruas da Baixada Santista com muito brilho e alegria para comemorar a data. Em Santos, o Carnabonde ocupa as ruas do Centro hoje homenageando o bairro Chinês. Às 11h, milhares de foliões saem da Praça Mauá atrás do bonde escocês prefixo 32 (aberto). A homenagem é mais do que justificada, pois o carnaval santista nasceu no bairro Chinês, com dois grandes blocos: o Baby dos Jardins da Infância e o Turistas do Bairro Chinês. Eles promoviam brincadeiras e batalhas de confete nas ruas do Centro e, à noite, seguiam com a festa em outros pontos da cidade, até chegar à praia.

Riscado do mapa santista e incorporado ao Valongo durante os anos 1970, o bairro Chinês foi oficializado em 2011, com a atualização das leis de Uso e Ocupação do Solo. O bairro Chinês está localizado do sopé dos morros São Bento, Pacheco e Penha até a Avenida Getúlio Vargas, entre a Rua São Bento e o Saboó.
Este ano não haverá venda de camisetas e os foliões podem colocar criatividade e habilidades à prova, formando grupos fantasiados, como tradicionalmente acontece.

André Leahun, artista plástico que desde 2006 responde pela ornamentação do bonde para a festa, vai levar itens característicos das comemorações do ano novo chinês para o elétrico, a ser decorado com figuras de dragões, cestos de ouro, orquídeas gigantes e outras surpresas.

Mas quem for curtir a folia deve ficar atento: o trânsito na área central da Cidade terá alterações no sábado, em razão do Carnabonde. A partir das 9h, estarão programados bloqueios em trechos de várias vias da região, que serão encerrados em horários diferentes. Em função do Carnabonde, a Linha Turística do Bonde não circulará no sábado, retornando normalmente no domingo, às 10h30 (leia abaixo).

Para a passagem dos foliões, entre 13h30 e 15h, haverá interdições momentâneas nas vias do percurso, que será o seguinte: Praça Barão do Rio Branco, R. Augusto Severo, R. Cidade de Toledo (no contrafluxo), Praça Mauá (no contrafluxo), R. General Câmara, Praça Rui Barbosa, R. do Comércio, R. São Bento, Largo Marquês de Monte Alegre, R. Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco, R. Augusto Severo e  término na Praça Mauá.

Linha do Bonde vai funcionar durante a folia

A Linha Turística do Bonde, que não vai circular hoje devido ao Carnabonde, funcionará nos demais dias de carnaval, de domingo (11) a terça (13), sempre das 10h30 às 17h. Na Quarta-Feira de Cinzas, não haverá passeios.

Até o próximo dia 18, as saídas ocorrem a cada 30 minutos. A Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 2) é o ponto de partida para o circuito que percorre cerca de 40 pontos de interesse histórico e cultural da região central da Cidade, com monitoria de guia de turismo.

O ingresso para o passeio custa R$ 7,00. Maiores de 60 anos, professores e estudantes com carteirinha pagam meia.

Isenção para crianças até cinco anos no colo e guias turísticos em serviço.

Blocos e bandas comandam a folia em Cubatão

Centenas de foliões contarão com a programação de blocos e bandas carnavalescas de Cubatão. As atividades contam com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão via Secretaria de Cultura, que - a partir da demanda dos grupos - disponibilizou caminhões-pipas, carros de som e banheiros químicos para estas festividades populares.

Hoje, às 19h30, o Carnaval dos Unidos do Morro será na Quadra da E. E. Zenon Cleantes de Moura (Vila Fabril).

Já no domingo, a partir das 13 horas, acontecerá o Bloco do Côco Loko (Rua Jonas de Souza, Jardim Real), e, a partir das 14 horas, ocorrerão as apresentações da Banda Fala Tú que Eu Tô Cansado (concentração das avenidas Brasil e Beira Mar, Jardim Casqueiro), e do Bloco Cidade de Madeira (na via de entrada da Vila dos Pescadores). Às 16 horas, será a vez do Bloco Aqui Concentra Mas Não Sai (Rua Dom Pedro 2º, 522, Vila Nova).

Por sua vez, o Conjunto Mário Covas realiza festas carnavalescas tanto no domingo, quanto na terça-feira, a partir das 14 horas, em frente à UME Luiz Gustavo de Lima (Rua das Flores, Vila Natal). Nesse intervalo, os foliões também podem aproveitar a 1ª Festa Carnavalesca do Conjunto Rubens Lara (Rua Rivaldo Alves Feitosa, s/nº, Parque São Luiz), na segunda-feira, às 14 horas. Na terça-feira, a partir das 15 horas, a última festividade será no Bloco Siri na Lata, na via de entrada da Vila dos Pescadores.

Carnaval de São Vicente tem opções para todas as idades

Já preparou a fantasia e a disposição? Porque vêm aí os desfiles das bandas do Carnaval de São Vicente. A organização é da Liga Carnavalesca de Blocos e Bandas Vicentina (LICABBA), com apoio da Prefeitura de São Vicente.

A festa segue até o próximo final de semana. A segurança ficará por conta da Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal. O comandante da GCM, Marcelo de Paula Lima dá orientações a quem quiser curtir a folia sem dor de cabeça. “Pedimos às pessoas que não levem garrafas de vidro, espuma e fogos de artifício. Evitem também levar menores de 12 anos”. O telefone para informações e denúncias é o 199.

Domingo, é a vez da irreverência e da alegria tomarem conta do Gonzaguinha neste domingo (11), com o bloco Ba-bahianas Sem Taboleiro, que este ano completa 81 anos com o tema “Gente de Casa Faz Milagres”. A concentração será a partir das 10h, na Praça Vinte e Dois de Janeiro, seguindo às 11h pela orla até a Av. Antonio Rodrigues.

O maior grupo carnavalesco do Estado de São Paulo espera reunir o mesmo número de foliões de 2017, quando 100 mil pessoas foram às ruas, entre moradores da Baixada, turistas de outras regiões e até de outros estados brasileiros.

Tradicionalmente, os homens usam roupas femininas na brincadeira. Mas cada um pode ir como se sentir melhor. “Só pedimos que todos cheguem com muita alegria, porque é uma festa familiar. Vamos manter o Carnaval vivo, com empolgação, espírito de brincar e sem violência”, conclui o presidente do bloco, Fabiano Cutino.

Para garantir um Carnaval com respeito, não será permitido portar produtos como spray de espuma, esguichos d´água e garrafas. Também haverá revista realizada pela PM na entrada.

Brisamar

O Brisamar Shopping programou uma série de ações gratuitas para toda a família fazer a folia neste carnaval. No CarnaBrisa 2018, como é conhecido o evento que acontece até terça-feira, o destaque está para a criançada, tal qual está o mestre sala e a porta bandeira para a Escola de Samba.

As Oficinas de Confecção de Adereços Carnavalescos já estão disponíveis para adultos e crianças, a partir de 7 anos de idade, na loja 331 (3º piso), das 16 às 20 horas. Será permitida a entrada de até seis pessoas por sessão.

Os participantes poderão optar por confeccionar máscaras carnavalescas, colar havaiano, cocar ou tapa-olho para cair na folia em grande estilo. E, claro, como carnaval é sinônimo de festa e alegria, não poderia faltar a tradicional Matinê Infantil. O espaço destinado para as brincadeiras será a loja 333 (3º piso), a partir de hoje, das 17 às 20 horas. Mas somente para crianças de 4 a 12 anos acompanhadas da presença de um adulto responsável.

Para a segurança de todos, o Brisamar Shopping irá permitir a entrada de até 50 crianças na Matinê Infantil. Em ambos os eventos está proibida a entrada de espuma, apito e corneta.

Da Vila Alice até a Enseada: festa garantida em Guarujá

Os blocos e bandas preencherão a Cidade e o destaque fica para a solidariedade: além da arrecadação de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Município, durante todo o Carnaval a orla da Praia de Pitangueiras será fechada das 15 h às 22 horas para o desfile da Banda da APAE (15 horas) e Banda Pitangueiras, que destina sua renda para o CRPI. Quem comprar os respectivos abadás dessas bandas estará diretamente auxiliando as entidades citadas.

Domingo é dia de tradição e de curtir o Carnaval com a família. A festa começa às 14 horas, em Vicente de Carvalho, com a Banda ‘Vasco da Gama’, passando pela ‘Vermelho e Preto’ e finaliza com a tradicionalíssima ‘Saudoso Itapema’.

Segunda é dia de levar as crianças para brincar o Carnaval na rua com a Banda Nega Maluca, a partir das 17 horas, na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho - uma das bandas mais tradicionais da Cidade, com 30 anos de história e todos os integrantes e foliões desfilam com seus bonecos de pano devidamente fantasiados.

Para quem gosta de gastronomia, a sugestão é curtir os restaurantes da Praia do Perequê e pular o Carnaval na tenda montada no calçadão da orla, com a Banda Amigos Vila Nova Perequê.

Já às 19 horas é a oportunidade de levar seu pet para curtir o Carnaval, com a Banda Piu Piu, na Praia do Tombo. Não se esqueça de adotar os procedimentos de segurança, caso seu pet seja animal de grande porte.

Mas o destaque de terça-feira é o tradicional Bloco das Cabritas, este ano, na Arena da Folia, montada no estacionamento do Ginásio Guaibê, oferecendo segurança, a partir das 16 horas. Às 21h30 se apresenta, no mesmo local, a Escola de Samba Imperador da Ilha.

Em Mongaguá, lazer e diversão para toda a família

Mais uma vez, o Carnaval de Mongaguá deve reunir mais de 260 mil foliões. São opções para toda a família, mas o desfile de blocos tem se tornado cada vez mais forte na cidade.
Dentro do projeto Folia na Dudu Samba, as atrações começam hoje, às 21 horas, com o Bloco Afoxé.

Depois, às 22 horas, o Bloco da Saúde envolverá os foliões, ressaltando a importância da prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A noite será encerrada com show de bandas a partir das 22h30.

Já amanhã, às 21h30, a agitação começa com show de bandas. Às 22h30, o Bloco do Carrinho promete arrastar a multidão, seguido por show de bandas, que encerram as atrações da noite.

Na segunda, que terá a apresentação de Djs às 21h30, o mais tradicional bloco carnavalesco da cidade vai atrair uma legião de fãs e foliões. Trata-se do Bloco do Bilau, que há mais de 20 anos agita o Carnaval de Mongaguá e entrará na avenida às 22h30.

Carnakids, Carnanejo e Carnaretrô em Itanhaém

Em tempos de Carnaval, não é só com marchinhas e samba que os foliões se agitam. O palco da Estação Criativa, montado na Boca da Barra, receberá outras apresentações musicais ao longo do período. Além do CarnaKids e do Carnaretrô, shows acontecerão até terça-feira na faixa das 21 horas.

Os ritmos clássicos de Carnaval reaparecem hoje, como samba, axé, frevo e marchinhas. A banda Mestre Sagu, cujos integrantes são Adriana Bueno (vocalista), Gilson Faria (teclado), Edi Camargo (baixo), Nicolas Careli (guitarra) e Pedro Albano (baterista), promete agitar o público.

Já na última noite de Carnaval, terça-feira (13), é a vez do sertanejo invadir o palco com o cantor James Santos – será o dia do “Carnanejo”. Ele se apresenta na região há 14 anos, quando veio do interior de Goiás, de São Luís de Montes Belos. “Estou preparando um repertório com músicas mais ‘para cima’, voltadas ao público do Carnaval mesmo, para que todo mundo dance no batidão sertanejo”.

Vale lembrar que, além dos shows das 21 horas, haverá CarnaKids e Carnaretrô todos os dias, entre o fim da tarde o início da noite.

A festa continua em Peruíbe

• CarnaRock – R. das Caliandras, 266 Jd. Europa – Estático – 10h00 às 00h00.
• Bloco das Virgens de Peruíbe – Concentração Av. 24 de Dezembro (ao lado da rodoviária) à partir das 14h00 – Saída prevista 16h00.
Trajeto: Segue pela Av. 24 de Dezembro sentido centro, esquerda na Av. São João, esquerda na R. Dos Pescadores, atravessa a Av. Domingos da Costa Grimaldi, entra na R. Professora Rosa Emília Neves da Costa, direita na R. Taquaritinga, direita na Av. Padre Anchieta, atravessa o Boullevard.
• Summer Reggae 2018 – Parque Turístico (ao lado do Aquário) – Estático – 17h00 às 00h00.
• Matinê com a Banda Camaleões – Praça Monsenhor Lino Passos – Estático – 16h30 às 18h00
• Cultura Popular – Praça Monsenhor Lino Passos – Estático – à partir das 19h30
• GRCES Unidos do Caraguava – Apresentação da bateria – Praça Monsenhor Lino Passos – Estático – 21h00 às 22h00.
• Baile de Carnaval com a Banda Camaleões – Praça Monsenhor Lino Passos – Estático – 22h00 às 00h00.

Blocos, trios, bailes e matinês em Bertioga

O “Carnaval da Família”, em Bertioga, terá extensa programação, com o tradicional desfile dos blocos carnavalescos, matinês e bandas. As ações acontecem tanto na região central, como nos bairros. O intuito é oferecer atividades para que os pais possam levar os filhos e amigos e curtir a folia com opções diversificadas de lazer e num clima de confraternização voltado às famílias.

A programação agradará tanto moradores, quanto turistas e veranistas. Os bailes ocorrem na Tenda de Eventos na Praia da Enseada. Em Boracéia, haverá trio elétrico. Já os desfiles de bandas e blocos, programados para percorrer a Avenida da Orla, Centro; e Praça Principal em São Lourenço, prometem reunir milhares de foliões.

E para a garotada, as matinês serão as atrações nos bairros Centro e Boracéia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter