X

Cotidiano

Dia Nacional do Surdo tem programação em Guarujá

O evento irá reunir todos os surdos da rede da Prefeitura Municipal, além de convidar todos da Cidade

Da Reportagem

Publicado em 25/09/2018 às 19:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo / Reprodução

Nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, data em que se comemoram as conquistas obtidas por essa população ao longo dos anos e que faz parte do Setembro Azul, mês que dá visibilidade a essa comunidade.

Em prol desta data, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), por meio da Coordenadoria de Educação Especial, realiza o evento "Setembro Azul: Direitos Linguísticos e Culturais", nesta quarta-feira (26), a partir das 14 horas, no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Isabel Ortega de Souza (Avenida Manoel da Cruz Michael, 333 – Vila Santa Rosa).

O evento irá reunir todos os surdos da rede da Prefeitura Municipal, além de convidar todos da Cidade. A rede possui 58 alunos com esta deficiência, desde as creches até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No local será realizada uma programação especial para a data, com apresentações, bate-papo e uma palestra com a instrutora de Libras da Prefeitura de Guarujá, Maria Elisa Della Casa Galvão, "Cultura Surda e seus artefatos".

As apresentações ficam por conta dos alunos surdos da rede e do grupo Cordas do Coração, da Escola Estadual Professor Walter Scheppis, formado por pessoas de diversas deficiências. O bate-papo acontece através de relatados de famílias e pessoas que tiveram que lidar com a surdez.

O Município trabalha com a educação bilíngue, português e Libras, no Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com a professora especialista bilíngue, Kátia Christina de Oliveira, o Setembro Azul vem para pensarmos mais na inclusão dos surdos na sociedade, o que dá continuidade ao trabalho realizado na rede.

"Os intérpretes de Libras que atuam em sala de aula auxiliando o surdo no processo pedagógico e na comunicação com as pessoas ouvintes, possibilitam a interação dos surdos no ambiente escolar e nos vários âmbitos de uma sociedade inclusiva que tanto buscamos".

Setembro Azul

O mês de setembro foi escolhido pela comunidade surda por reunir diversas datas importantes para o movimento, entre perdas e conquistas. Entre elas está o Dia Nacional do Surdo, dia 26, data escolhida por marcar a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a primeira escola para surdos do Brasil.

A cor azul ligada ao mês marca um passado pouco feliz, onde, durante a Segunda Guerra, as pessoas com deficiência eram marcadas com fitas azuis, por serem consideradas inferiores. A fita sofreu uma resignificação em 1999, quando foi usada como símbolo do movimento para representar o orgulho e luta desta comunidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter