X

Cotidiano

Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear será celebrado domingo no emissário

Cerimônia em homenagem aos 110 anos da chegada do navio Kasatu Maru ao Porto de Santos será celebrada

Da Reportagem

Publicado em 01/08/2018 às 20:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Navio Kasatu Maru trouxe imigrantes japoneses para o Brasil

Abrindo as atividades do Agosto da Paz, o Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear será celebrado em Santos no próximo domingo (5), com uma série de eventos, que incluem a prática de esportes náuticos e cerimônia em homenagem aos 110 anos da chegada do navio Kasatu Maru ao Porto de Santos, trazendo imigrantes japoneses.

A programação terá início às 8h, no deck do Emissário Submarino, com a premiação do festival de longboard feminino Prancha Oca – as competidoras representarão as mulheres vítimas de bombardeio atômico nas cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

No mesmo horário, praticantes de canoa havaiana partirão da frente ao Aquário rumo à praia do José Menino, com previsão de chegada às 9h45. Na sequência, às 10h30, será formado um corredor de pranchas e remos para passagem das homenageadas surfistas Fusae Uramoto e Reiko Konno, que receberão um compartimento com água doce (da Fonte do Itororó) e salgada (do mar), simbolizando a união entre os povos.

Às 10h45, junto ao Monumento aos Imigrantes Japoneses, ocorrerá a cerimônia oficial do Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear, com integrantes da Prefeitura e da Associação Japonesa e participação de uma criança em representação ao respeito e à transferência das tradições às novas gerações. Já às 10h55, haverá um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Hiroshima e Nagasaki.

Intercâmbio

Na oportunidade, o recipiente com a união das águas também será entregue à servidora Kelly Freitas, que representará Santos durante estágio em Hiroshima, no mês de outubro. A cidade japonesa é sede da rede Prefeitos pela Paz, que tem Santos como membro da diretoria executiva. A rede, cuja missão é o desarmamento nuclear e a disseminação da paz mundial, é integrada por 7.614 municípios de 163 países.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter