X

Cotidiano

Destinação Criança recebe doações até dia 30

Na Baixada Santista é possível fazer a destinação por meio do site Destinação Criança, que emite um boleto bancário, em nome do Fundo da escolha do contribuinte

Da Reportagem

Publicado em 26/04/2018 às 22:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os contribuintes de Guarujá que fazem a declaração de Imposto de Renda, pelo modelo completo, podem destinar até 3% do imposto devido aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). A destinação deve ser feita na declaração, que pode ser entregue a Receita Federal até a próxima segunda-feira (30).

Na Baixada Santista é possível fazer a destinação por meio do site Destinação Criança, que emite um boleto bancário, em nome do Fundo da escolha do contribuinte e que pode ser pago em qualquer banco. Um serviço gratuito que surgiu de uma iniciativa da própria Receita Federal e da Rede dos CMDCAs da Região.

O valor destinado poderá ser deduzido de duas formas: apurado o valor a pagar de imposto, a doação será abatida deste saldo. No caso de imposto a restituir, o valor da doação será somado ao da restituição e corrigido pela taxa Selic. Portanto, há uma antecipação do recurso destinado e é possível restituí-lo.

O Fundo é gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a destinação garante que os recursos serão aplicados em projetos da Cidade.

Confira o passo a passo para fazer sua doação:

1 – Optar pelo preenchimento da declaração no modelo completo;

2 – Acessar a aba 'Resumo da declaração', clicar no Cálculo do Imposto e observar quanto será o Imposto Devido;

3 – Selecionar 'Doações Diretamente na Declaração – ECA' e logo clicar em 'Novo';

4 – No campo 'Tipo de Fundo', escolher o Fundo Municipal de Guarujá – cidade onde reside. O contribuinte deverá inserir o estado (UF) e selecionar o Município (Guarujá);

5 – No item 'Valor Disponível para doação' (embaixo à direita), saiba qual é a quantia máxima de destinação. O valor é calculado automaticamente;

6 – No campo 'Valor', o contribuinte poderá preencher até o limite do valor disponível para doação já calculado;

7 – No item 'doações Diretamente na Declaração – ECA', o contribuinte poderá imprimir ou salvar o Darf em seu computador menu lateral;

8 – O recurso destinado, conforme a Receita Federal, fica no Município e ajuda projetos voltados a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social;

9 – Em 2018, entre toda a Região e o Vale do Ribeira – caso todos os contribuintes destinarem parte do Imposto de renda ao FUMCAD, a captação poderá chegar a R$ 72 milhões.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter