X

Cotidiano

Decreto que corta adicional da Guarda Civil Municipal de Santos será revogado

O decreto foi assinado e sancionado pelo prefeito em exercício Sandoval do Nascimento Soares

Da Reportagem

Publicado em 17/01/2019 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Decreto prevê perda de 25% se falta um dia; 50% se faltar dois dias e, faltando três dias , o guarda perde todo o adicional do mês / Nair Bueno/DL

Por solicitação do secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) deverá, nos próximos dias, revogar o decreto o Decreto 8324/19, já em vigor, que, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos (Sindserv), pune os guardas municipais que ficarem doentes, pois tira a licença médica (um afastamento legal) das ressalvas do Adicional de Regime Especial de Trabalho.

O decreto foi assinado e sancionado pelo prefeito em exercício Sandoval do Nascimento Soares.

Campo

Em seu artigo primeiro, prevê que o adicional, previsto no artigo 35 da lei complementar 758, de 30 de março de 2012, é devido somente aos que estiverem em efetiva atividade de risco, no campo de atuação operacional.

Afastamentos

As ressalvas são para casos de afastamentos decorrentes de férias, faltas abonadas, licença-gala (casamento), nojo (morte de parente), por acidente de trabalho, licença-gestante, adoção, paternidade, prêmio, doação de sangue, dispensa por prestação de serviços à Justiça Eleitoral, Júri e outros serviços obrigatórios definidos por lei.    

Atenção

A medida vinha causando muita apreensão nos guardas e mobilizou o atenção do Sindserv que, esta semana, publicou comunicado revelando que, pelo decreto, se o servidor ficar doente e precisar faltar um dia no mês, já perde 25% do adicional. Se faltar dois dias perde 50% e faltando 3 dias perde todo o adicional no mês.

Jurídico

O Jurídico do Sindserv alertava que a medida seria ilegal porque foi concebida por decreto e não por lei.
A Direção do Sindicato, acreditando que a Administração poderia mandar um projeto de lei para a Câmara dos Vereadores, acabando com a suposta ilegalidade e tornando-a legal, está tentando sensibilizar os guardas a pressionarem o Legislativo.

O Sindicato também se mostra atento para que a proposta não se estenda às demais categorias. O Sindicato está em  campanha salarial por um ajuste salarial de 9,56% (4,56% da inflação + 5% das perdas), com possibilidade de modificações caso as negociações demorem.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter