X

Cotidiano

Cubatão reduz índices de mortalidade infantil pelo segundo ano consecutivo

Os números de Cubatão apresentam uma tendência oposta à média nacional, que em 2016 atingiu 14 óbitos a cada mil nascimentos

Da Reportagem

Publicado em 16/07/2018 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A mortalidade infantil em Cubatão caiu pelo segundo ano consecutivo / Reprodução

A mortalidade infantil em Cubatão caiu pelo segundo ano consecutivo e atingiu o índice de 13,58 óbitos no primeiro ano de vida para cada mil nascidos vivos em 2017, conforme informações da Secretaria de Saúde do Município. No ano anterior, 2016, o coeficiente estava em 14,91, quando já havia ocorrido uma melhora em relação a 2015, com um coeficiente de 18,17.

Os números de Cubatão apresentam uma tendência oposta à média nacional, que em 2016 atingiu 14 óbitos a cada mil nascimentos, de acordo com informações do Ministério da Saúde publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, que apontaram uma tendência de novo aumento em 2017.

A secretária de Saúde de Cubatão, Andrea Pinheiro Lima, destaca o trabalho da atenção básica à saúde como determinante para o resultado: "Houve uma ampliação da vigilância infantil e materna por grupo técnico que monitora gestantes, puérperas (mães recentes) e crianças menores de um ano".

A Secretaria tem promovido uma série de iniciativas em qualificação de equipes, como treinamento e palestras para ginecologistas, generalistas, pediatras e enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde e do Programa de Saúde da Família (PSF), agentes comunitários de Saúde e gestores, tanto no Hospital Municipal como nas unidades básicas e nos ambulatórios de especialidades infantil e de Saúde da Mulher, com atualização dos protocolos de atenção à saúde da mulher, gestante e criança, além da contratação de ginecologistas para apoio ao PSF.

Cubatão também passou a fazer parte da Rede Cegonha, com desenvolvimento e reorganização dos serviços com implementação da rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter