X

Cotidiano

Cubatão lança nesta semana sistema de indicadores culturais

O portal tem como objetivo coletar, sistematizar e interpretar dados, disponibilizando conteúdos relevantes para transparência

Da Reportagem

Publicado em 06/11/2017 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cidade é a primeira da Baixada SAntista a estruturar o sistema / Rodrigo Montaldi/DL

Cubatão lança nesta semana o Sistema Municipal de Indicadores Culturais (SMIIC) – uma das obrigatoriedades estabelecidas pelo Plano Nacional de Cultura. O portal, que estará disponível em breve no site da Prefeitura, tem como objetivo coletar, sistematizar e interpretar dados, disponibilizando conteúdos relevantes para transparência, facilitação do monitoramento e avaliação das políticas públicas culturais no município.

“Mais do que ser pioneiros, queremos fazer bem feito. Temos muita satisfação de cumprir a legislação oferecendo aos munícipes um instrumento para que eles possam participar de  forma verdadeira da cultura”, aponta o atual secretário de Cultura e vice-prefeito, Pedro de Sá.

No portal estão cadastrados 65 espaços culturais (públicos e da sociedade civil) e 468 agentes culturais. O mapeamento foi feito pela equipe da Secretaria de Cultura de Cubatão com base em levantamentos já ­existentes do Governo do Estado de São Paulo, do Governo Federal, do Movimento Cultural e do Instituto Procomun.

As abas agentes e espaços culturais são divididas por segmentos artísticos, como artes cênicas, música, artesanato, artes visuais e plásticas, audiovisual e cultura digital, cultura popular e literatura. Os nomes já registrados no sistema foram listados a partir das presenças nas conferências e eventos formais realizados pela Administração desde 2010. O objetivo é que o próprio agente cultural possa atualizar as informações do portal.

A plataforma também apresenta agenda cultural do mês realizada ou apoiada pela secretaria; dados sobre calendário oficial da cidade; organograma e legislação referente à pasta; equipamentos públicos e patrimônios tombados, além dos conselhos ­existentes.

“Queremos, com isso, identificar e valorizar as potenciais culturais da ­cidade e aproximar o Poder Público dos fazedores de Cultura”, finaliza Pedro de Sá.

A plataforma está disponível em: smiic.wordpress.com e, nos próximos dias, também terá o link inserido nas informações da Secretaria de Cultura no site da ­Prefeitura.

Pioneirismo

Cidade é a primeira da Baixada Santista a estruturar o sistema, que tem como objetivo coletar, sistematizar e interpretar dados, disponibilizando conteúdos relevantes para transparência, facilitação do monitoramento e avaliação das políticas públicas culturais no município.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter