X

Cotidiano

Conselho de Saúde de Praia Grande: Câmara ignora MP

A Casa manteve a atual composição do Conselho Municipal de Saúde (COMUSA) do Município, que é alvo de inquérito civil por supostas irregularidades em sua formação

Carlos Ratton

Publicado em 18/12/2017 às 12:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rubens Jesus Silva Júnior representa Instituto da Cidadania de Praia Grande, autor da denúncia que gerou o inquérito / Arquivo DL

A Câmara de Praia Grande ignorou determinação do Ministério Público (MP) e resolveu manter a atual composição do Conselho Municipal de Saúde (COMUSA) do Município, que é alvo de inquérito civil por supostas irregularidades em sua formação, composição e deliberações. O artigo 14 do novo projeto de lei encaminhado pelo prefeito Alberto Mourão (PSDB) à Casa prevê a manutenção dos integrantes até o fim de seus mandatos. A informação é do Instituto da Cidadania de Praia Grande, autor da denúncia que gerou o inquérito.  

Recentemente, o promotor Marlon Machado da Silva Fernandes enviou uma recomendação administrativa à Prefeitura para que, até o dia 25 último, fosse enviado um novo projeto de lei à Câmara, visando nova criação do Conselho e composição dos seus membros, em observância à lei 8.142/90 e resolução 453/2012, do Ministério da Saúde.

Segundo o promotor, em tese, todas as decisões tomadas até agora pelo atual conselho seriam nulas e as próximas deliberações seriam somente validadas após aprovação e publicação da nova lei pelo Legislativo, que previa nova eleição realizada para nomeação de cargos de conselheiros. O conselho tem que ser formado por 50% de usuários, 25% dos trabalhadores da Saúde e 25% pela Administração e mantenedores da pasta.  

“Vários munícipes apresentaram inúmeras supostas irregularidades cometidas pelo Conselho. Eu solicitei uma série de informações à ­Prefeitura e à Câmara e acabei descobrindo, entre outras coisas, que o Conselho foi criado por decreto do prefeito, o que não pode pois existe lei federal que o institui. Então, é preciso que tudo seja refeito dentro da lei”, explica o promotor Marlon Fernandes que, agora, deverá entrar com uma ação judicial, como já havia adiantado à Reportagem.

Denúncias

Além de munícipes, algumas entidades enviaram denúncias ao MP, entre elas o Instituto, representado por Rubens Jesus Silva Júnior, que enviou por escrito à Promotoria problemas relacionados à falta de legitimidade dos componentes e, principalmente, à realização da 9ª Conferência Municipal de Saúde.

“As pré-conferências não foram divulgadas de forma correta; foram realizadas em horários que não permitiam ampla participação (98% eram funcionários públicos e uniformizados); as entidades só foram informadas três dias antes da 9ª Conferência (não participaram das prés). Além disso, todos os conselheiros e delegados eleitos têm algum tipo de envolvimento com a Administração e, mesmo assim, as propostas (170) foram diminuídas para 60, sem qualquer consulta”, apontou Rubens Júnior, entre outros problemas, principalmente com relação ao atendimento de autistas.

Decisão

O autor da denúncia por escrito também revela que o Conselho não é consultado antecipadamente sobre decisões tomadas pela Secretaria de Saúde de Praia Grande. “O papel do órgão é fiscalizar, discutir e aprovar, ou não, as propostas do Governo. No entanto, os conselheiros, todos ligados à Administração, aprovam tudo sem questionar. Essas e outras questões não foram respondidas ao MP, por isso, o promotor quer que tudo seja refeito, pois é como se o conselho não existisse”, finaliza. Ele vai informar o promotor sobre a atual situação.   

Prefeitura

A Prefeitura de Praia já se manifestou com relação a situação revelando que é responsável pelo suporte operacional do Conselho e que cabe ao presidente do órgão responder pela situação jurídica e administrativas. Por sua vez, o presidente do COMUSA, Antônio Pio Neto, também já havia informado ao Diário o órgão já apresentou manifestação ao MP. “As pré-conferências foram elaboradas conforme legislação em vigor, cumprimos prazos e exigências, elegemos mais de 120 delegados, inclusive os denunciantes”, explicou Pio Neto, que garante que não houve ilegalidades.

Câmara

A Assessoria da Câmara não mencionou o artigo 14 do projeto e apenas informou que ele foi enviado pelo prefeito justamente para atender a recomendação do MP  contida nos autos do inquérito civil. “A recomendação do MP foi atendida e o projeto aprovado já foi encaminhado para o promotor para verificação”, explica nota.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter