X

Cotidiano

Codesp terá um almirante ou um general no comando

Jair Bolsonaro vai escolher um dos dois para o cargo de diretor-presidente a partir de 2019 e quer faxina geral na empresa

Glauco Braga

Publicado em 08/12/2018 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O maior porto da América Latina voltar a ter militares no seu comando a partir do próximo ano, segundo apurado pelo DL / Nair Bueno/DL

A informação é extraoficial, mas o Diário do Litoral apurou que, a partir de janeiro de 2019, o Porto de Santos, ou melhor, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), será administrada por um diretor-presidente militar: um almirante ou um general. O anúncio já foi feito pelo futuro ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas, para os setores empresariais que atuam nos portos de todos os País.

Almirante é o posto mais alto na hierarquia na Marinha de Guerra do Brasil e general é a designação geral de um oficial do círculo de oficiais-generais das Forças Armadas.

Como pretende “acabar” com as influências políticas dentro dos portos brasileiros e quer o futuro diretor-presidente da Codesp faça uma “faxina geral” em todos os setores da empresa. No período da ditadura militar, entre 1964 e 1985, houve uma estreita relação da Codesp com os militares. Existe uma denúncia à Procuradoria Geral da República, com duas mil páginas, relatando tudo o que foi cometido nos 21 anos.  

Até 1980, a administração do Porto de Santos estava sob responsabilidade da Companhia Docas de Santos, empresa privada que obteve a concessão por 90 anos. Em seguida, passou para Governo Federal, para a Codesp.

O atual diretor-presidente da Codesp, Luiz Fernando Garcia, já sabe que não ficará mesmo em Santos. A Reportagem do Diário do Litoral apurou que ele vai trabalhar no Porto de Paranaguá, no Paraná.

Garcia disse que não existe expectativa em permanecer na Codesp e que “está presidente até o dia 31 de dezembro”. Ele garante que ainda não foi contatado pela equipe de transição de Bolsonaro e que já esteve com o futuro ministro Freitas, mas que não houve conversa sobre sua permanência ou não no cargo. Ele lembrou que sua missão é apresentar um relatório da situação da companhia ao novo governo quando for chamado e encara com naturalidade caso se decida a mudança de comando da Codesp.     

Papéis

As solicitações de atracação de navios no Porto de Santos pelas agências de navegação, por meio do sistema Porto Sem Papel (PSP), passam a ser totalmente eletrônicas a partir da próxima segunda-feira (10/12). No momento, os procedimentos ainda incluem, além da inserção eletrônica das informações, o envio da lista de mercadorias perigosas em papel à Codesp.

A medida eliminará o trâmite de cerca de 1,8 milhão de impressos por ano e agilizará o fluxo de informações para atracações no complexo portuário. Além disso, vai gerar para a Codesp uma economia de, aproximadamente, R$ 90 mil por ano, na logística que envolve esse processo, e ganhos ambientais com a eliminação do uso do papel.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter