X

Cotidiano

Centro de Acolhimento reforçará atendimento à população de rua em Guarujá

Prefeitura prepara para janeiro a abertura da licitação de reforma da antiga cavalaria da PM, para futura instalação do equipamento

Da Reportagem

Publicado em 18/12/2018 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Moradores de rua quase sempre passam despercebidos dos olhos da sociedade / Divulgação/PMG

Eles podem estar em calçadas, embaixo de viadutos ou em outros pontos da Cidade. Os moradores de rua quase sempre passam despercebidos dos olhos da sociedade. Desemprego, problemas com drogas e transtornos mentais são alguns dos motivos que levam muitas pessoas a viver em situação de rua.

E para reforçar o atendimento a esse público, Guarujá deverá futuramente ganhar mais um equipamento de Assistência Social: o Centro de Acolhimento. Para isso, a Prefeitura está finalizando alguns trâmites para em janeiro seja aberta licitação de reforma do prédio da antiga cavalaria da PM, no Jardim Conceiçãozinha.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá, Ronald Luiz Nicolaci Fincatti, será um equipamento importante e necessário para ampliar este tipo de atendimento na Cidade. "Desejamos uma estrutura com 48 leitos, distribuídos em 12 quartos. E o objetivo do nosso prefeito, Válter Suman, é de inaugurar neste espaço um centro de acolhimento para a população em situação de rua, dando assim maior dignidade a esse povo sofrido".

Operação Dignidade permite um novo recomeço

Atualmente, a população em situação de rua da Cidade recebe a devida atenção da Prefeitura, através dos cuidados da Operação Dignidade. Trata-se de uma iniciativa humanizada e desenvolvida pela Sedeas, que oferta a possibilidade de um novo recomeço na vida destas pessoas.

Em dois anos de gestão, já foram realizados mais de 11.800 atendimentos, com um total de 503 recambiados. Só nos últimos dois meses, por exemplo, a Operação fez mais 600 abordagens, sendo que destes, aproximadamente 300 indivíduos foram recambiados.

Os dados demonstram que a Administração Municipal vem fazendo a sua parte na recuperação de centenas de pessoas e devolvendo também a autoestima àqueles que precisam de uma oportunidade para sair da vulnerabilidade.

A Operação Dignidade ocorre todas as manhãs, inclusive aos finais de semana. Nela, a equipe de abordagem social da Prefeitura faz a busca ativa e a identificação dessas pessoas, com a proposta de reintegração social.

São oferecidos serviços e cuidados como alimentação; higiene pessoal; banho; roupas; e de assistência social que compreende o retorno à família. "Muitos dos atendidos são de outras cidades, momento em que efetuamos o recâmbio. Já à população que é da Cidade, oferecemos o Albergue que funciona 24 horas, e dispõe ainda 5 refeições diárias", acrescenta Fincatti.

Perfil

A grande maioria que é atendida na Operação possui transtornos mentais ou é dependente de álcool ou drogas. Na ação, eles são convidados a acompanhar os cuidadores até o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Creas Pop), um equipamento que serve como uma casa de apoio durante o dia. Outros também podem ser dirigidos a comunidades terapêuticas ou clínicas conveniadas como, por exemplo, a República da Vida (Santo Antonio).

A Operação ainda envolve um trabalho de autoestima para os atendidos, com psicólogos e atividades. Eles participam de interação com grupos sociais e ações culturais, além de qualificação profissional, possibilitando o seu reingresso no mercado de trabalho. Somente neste ano, mais de 40 indivíduos voltaram a trabalhar.

Segundo o secretário Nicolaci, a Operação Dignidade é realizada da maneira mais humanizada possível. "Nossas equipes são capacitadas e prestam um atendimento baseado no convencimento dessa pessoa em situação de rua".

Ele explica que hoje o maior desafio do Município é fazer com que o atendido passe o período da noite recebendo os cuidados do Albergue. "Ainda encontramos muita resistência neste sentido, pois conseguimos oferecer e prestar todos os serviços durante o dia até às 17 horas. Ele precisa ser recuperado por completo".

Unidades de atendimento às pessoas em situação de rua:

Creas Pop (unidade de apoio)
Endereço: Rodovia Cônego Domênico Rangoni, 1.521, na Vila Áurea
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Unidade de Acolhimento José Calherani (Albergue Municipal)
Rua Manoel Otero Rodrigues, 389, no Jardim Boa Esperança
Funcionamento: 24 horas

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter