X

Cotidiano

Carteiros da Baixada na mira do revólver

Trabalhadores estão sendo afastados das ruas e outros solicitando aposentadoria. Famílias estão desesperadas

Carlos Ratton

Publicado em 04/12/2017 às 10:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os profissionais saem para trabalhar sem saber se voltam para casa / Arquivo DL

Um exemplo prático que põe por terra os argumentos do governador Geraldo Alckmin (PSDB), baseado em relatórios da Secretaria de Segurança Pública, que a criminalidade na Baixada Santista está caindo: a maioria dos bairros de pelo menos quatro dos nove municípios da região não está mais recebendo correspondência porque os carteiros estão sendo assaltados. Muitos já foram vítimas de agressões e até sequestros, como ocorreu recentemente em Guarujá. Trabalhadores estão sendo afastados das ruas e outros solicitando aposentadoria. Famílias estão desesperadas. Os profissionais saem para trabalhar sem saber se voltam para casa.          

A situação é alarmante em Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá. Em Bertioga, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Cubatão só ocorrem assaltos esporádicos. Ou seja, ainda está dando para os carteiros efetuarem a entrega de porta em porta normalmente, informa o secretário Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicações Postais da Região do Litoral Centro Sul do Estado de São Paulo (Sintectsantos), Márcio Anselmo Farina, que também é membro da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios, Telégrafos e Similares.  

“Muitos já levaram murros, tapas na cara e coronhadas de bandidos em quase todos os bairros das cidades da região em busca de objetos comprados online. O risco de morte já se tornou rotina para a categoria. Muitos companheiros estão solicitando afastamento por conta de problemas psicológicos. Um companheiro que trabalha com motocicleta chega na agência aparentemente bem e, quando se vê diante do veículo de trabalho, começa a tremer. Tem muita gente nesse estado”, revela o sindicalista, lembrando de Síndrome de Pânico, palpitações e outros problemas emocionais.    

O representante da categoria informa que tem trabalhador que já foi assaltado mais de 10 vezes e dois já foram sequestrados e ficaram por horas nas mãos dos bandidos. Eles ficaram rodando sendo ameaçados constantemente pelos marginais, sendo liberados de forma violenta. “Como fica a cabeça de um profissional? Como fazer com que ele volte para a rua?”, indaga.     

Igual a PM

O sindicalista lembra que a situação dos carteiros é semelhante a do policial militar que mora próximo de bairros dominados por bandidos. “Tem que sair de casa com o uniforme em uma sacola para que não saibam que é carteiro. Na volta, ocorre o mesmo. Os bandidos assediam para que o profissional revele o que existe de valor nas agências, ameaçando a vida do carteiro e de sua família. A situação é insustentável”, lamenta ­Farina.

Márcio Farina finaliza alertando que a alternativa é trabalhar apenas com o uniforme, sem relógio, dinheiro, cartões e celular. “Quando o bandido percebe que não há encomenda de valor, pega os pertences do carteiro. Muitos ainda falam o seguinte: se na próxima vez não aparecer com nada bom, não volta para casa”.      

Passeata

No meio deste ano, cerca de 100 carteiros que trabalham em Guarujá e no Distrito de Vicente de Carvalho pararam em frente à Agência dos Correios localizada à Avenida Santos Dumont, 935, por segurança e melhores condições de trabalho naquela município. Os carteiros fizeram um varal com os boletins de ocorrência registrados e, depois, seguiram, com carro de som, em passeata da porta da agência até a Praça 14 Bis, retornando à porta da unidade. Na sequência, seguiram até a frente da Prefeitura de Guarujá, para tentar sensibilizar as autoridades do Município. De lá para cá, nada mudou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter