X

Cotidiano

Campanha contra Aids inicia atividades neste sábado em Santos

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, o teste rápido para detecção do HIV a partir da saliva estará disponível nas policlínicas

Da Reportagem

Publicado em 30/11/2018 às 17:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Campanha Fique Sabendo oferece testes rápidos para identificação do HIV / Divulgação

Neste sábado (1º), Dia Mundial da Luta contra a Aids, começa a campanha Fique Sabendo, que oferece testes rápidos para identificação do HIV. O primeiro local de testagem é a sede do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista - Gapa (Av. Epitácio Pessoa, nº 278), das 10 às 14 horas. Será oferecido teste a partir do sangue retirado da polpa do dedo. A mobilização, que tem como tema Respeito e Dignidade Fazem a Diferença, dá início a uma série de atividades voltadas à prevenção e controle da doença.

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, o teste rápido para detecção do HIV a partir da saliva estará disponível nas policlínicas Gonzaga, das 8h às 12h (Rua Assis Corrêa, 17); Caruara, das 13 às 16h (Rua Andrade Soares s/nº) e Monte Cabrão, das 13 às 16h (Av. Principal, s/nº).

Na Policlínica do Morro da Penha (Praça Corrêa de Melo, 11), a testagem será realizada no dia 4, das 8h às 15h; no dia 5, das 10h às 16h; dia 7, das 10h às 16h.

No Centro de Testagem e Aconselhamento (Rua Silva Jardim, 94), os exames estarão disponíveis durante toda a semana, das 8h às 12h, exceto quarta-feira (5).

O resultado do teste rápido sai em 40 minutos. Caso seja positivo, o paciente é orientado a confirmar com a coleta de sangue tradicional. "Nosso objetivo é testar o maior número possível de pessoas para que, em eventuais casos positivos, possamos iniciar o tratamento o mais rápido possível e garantir mais qualidade de vida a esse paciente", destaca Regina Lacerda, coordenadora de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos.

Pacientes

Os pacientes atendidos pelos Serviços de Assistência Especializada Adulto e Infantojuvenil terão uma manhã musical na segunda-feira (3), com apresentação do Coral Bem Viver; distribuição de laços vermelhos (símbolo da luta contra a Aids) e de bombons.

Seminário

Na quarta-feira (5) será realizado o seminário "A epidemia de Aids em Santos – Desafios e Propostas, no auditório do Senac (Av. Conselheiro Nébias, 309). O evento, gratuito, é voltado a profissionais da área de saúde, em especial os que atuam com doenças infectocontagiosas.

Programação

8h30 - Recepção e Inscrições

9h - Abertura

9h30 - Situação Epidemiológica de Santos - dr. Alcino Golegã, epidemiologista do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos - Mediadora: Luzana M. Bernardes.

10h - Transmissão vertical do HIV: Taxa Zero - Enfermeira Mariângela Libório, chefe do Serviço de Asssitência Especializada Infantojuvenil - Mediadora: enfermeira Patrícia Schoenaker.

10h30-  O futuro da epidemia do HIV - dr. Jucival Fernandes, infectologista - Mediadora assistente social Joseli Estanislau.

11h30 - Propostas de Ação - psicóloga Regina Maria Lacerda, coordenadora do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas - Mediadora: enfermeira Mariângela Libório.

12h - debate.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter