X

Cotidiano

Caminhão Cata Coisa passa a funcionar semanalmente em Guarujá

O programa é um aliado essencial da zeladoria, pois recolhe móveis velhos, sofás, madeiras e outros objetos em desuso

Da Reportagem

Publicado em 24/07/2018 às 20:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Antes, o serviço só atendia os bairros a cada quinze dias / Divulgação/PMG

A Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) alcançou mais uma importante conquista no quesito da limpeza urbana. Agora, o caminhão Cata Coisa, que atendia os bairros a cada quinze dias, funciona semanalmente. O programa é um aliado essencial da zeladoria, pois recolhe móveis velhos, sofás, madeiras e outros objetos em desuso.

A colaboração da população nesse processo é fundamental. Ao acionar o serviço, o munícipe ajuda a manter a cidade limpa, evitando o descarte indevido desses materiais nas vias públicas, calçadas e até mesmo em córregos.

Vale ressaltar que o caminhão não recolhe lixo vegetal (galhos de árvores, restos de plantas) e entulho, sendo responsabilidade do munícipe contratar serviço particular de caçambas.  

A pasta salienta a importância da denúncia anônima em casos do descarte inadequado desses materiais. A orientação é que o infrator seja denunciado imediatamente à Diretoria de Limpeza Urbana através do telefone 3383-5313.

Multa

O lançamento de resíduos é considerado crime ambiental, embasado na Lei Federal 9605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Em âmbito municipal, o Código de Posturas (Lei Complementar 44/1998) também impõe punições à prática, como multa. Segundo a norma, compete à Prefeitura zelar pela manutenção da Cidade visando a melhoria do ambiente urbano de modo a garantir o desenvolvimento social e econômico e conforto público.

Como funciona?

É necessário que o munícipe agende o serviço com pelo menos um dia de antecedência na Diretoria de Limpeza Urbana. O agendamento organiza o atendimento, auxilia no controle de desempenho e possibilita o levantamento de dados referentes ao funcionamento do programa.

Além disso, a ferramenta inibe o descarte irregular, pois o veículo passa em todos os bairros conforme o cronograma montado pela diretoria.

Programação

O caminhão circula pelos bairros de segunda a sábado e conta com duas tabelas de distribuição de serviço. Confira o cronograma:

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter