X

Cotidiano

Café impresso: uma livraria de rua no coração do Gonzaga

Espaço funciona como ‘QG’ para a Tarrafa Literária, festival de literatura que começa nesta quarta

Rafaella Martinez

Publicado em 25/09/2017 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O livreiro José Luiz Tahan aposta no atendimento e no despertar da paixão pela leitura para fazer livraria despontar / Rodrigo Montaldi/DL

Em tempos de correria e predomínio das grandes marcas, um universo paralelo habita uma pequena casa de número 2 na Avenida Marechal Deodoro, no coração do Gonzaga. Quem passa por aquelas bandas, reduz um pouco a velocidade da vida corrida e sente o cheiro do passado ao cruzar a placa que indica que ali existe um café impresso. Há 20 anos o livreiro José Luiz Tahan aposta no atendimento e no despertar da paixão pela leitura para fazer as paredes da Realejo ultrapassar fronteiras: a pequena livraria de rua abriu caminho para a existência da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura que chega à 9ª edição nesta semana.

A Realejo nasceu no final da história da história da Livraria Iporanga, onde Tahan trabalhou durante a adolescência e o começo da fase adulta. “Tive vontade de continuar trabalhando com livros e criei a Realejo em 2001, dentro da Universidade Católica de Santos. Em 2003 ela veio para esse espaço, onde acredito que é essencial ela estar. Por ser uma livraria de rua a Realejo é a porta de entrada para vários eventos”, conta.

Hoje a livraria possibilitou a existência de outros negócios paralelos, tais como a Editora Realejo, o bar que funciona dentro das instalações da livraria, o ‘Choro de Bolso’ - que seduz os amantes da música na calçada em frente ao comércio - e a própria Tarrafa, o maior festival de literatura de São Paulo.

É comum estar no espaço e ser surpreendido pelo som do violão que algum visitante começa a tocar nas mesas da área externa. Ou encontrar personagens conhecidos da cidade buscando por uma boa leitura no espaço, que tem uma seção apenas para Literatura Santista e abre as portas para cursos e rodas de conversa ­sobre ­livros.

Dono da livraria, Tahan gosta de ser chamado de ‘livreiro’ e descarta as alcunhas de ‘empresário’ ou ‘comerciante’. “Gosto de pensar no livro como obra de arte e produto. Não queremos ser um supermercado de livros e sim uma livraria clássica: uma casa para quem quer conversar sobre literatura”, afirma.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter