X

Cotidiano

Brincadeira é fundamental para o desenvolvimento infantil

Fator primordial para o desenvolvimento e cognição dos pequenos, o tempo de brincar, é o tempo da convivência, da descoberta, do sentir e de se encantar pelo mundo e pela vida, deixando de lado às pressões impostas pela sociedade e que cada vez mais recae

Rafaella Martinez

Publicado em 20/05/2018 às 11:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fator primordial para o desenvolvimento e cognição dos pequenos, o tempo de brincar é o tempo da convivência, da descoberta e de se encantar pelo mundo / Rodrigo Montaldi/DL

Fundamental para o desenvolvimento integral das crianças: é dessa forma que o brincar é descrito no artigo 9º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), que aponta os eixos estruturantes das práticas pedagógicas. Hoje começa a Semana Internacional do Brincar, mutirão idealizado pela Aliança pela Infância do Brasil que tem como objetivo resgatar algo fundamental que parece ter ser perdido nos tempos modernos: as interações e as descobertas proporcionadas por essas brincadeiras.

Fator primordial para o desenvolvimento e cognição dos pequenos, o tempo de brincar, é o tempo da convivência, da descoberta, do sentir e de se encantar pelo mundo e pela vida, deixando de lado às pressões impostas pela sociedade e que cada vez mais recaem sobre as crianças.

De acordo com a pedagoga Alice Braga, é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social e emocional da criança. “Finalmente as escolas estão se atentando ao fato de que há uma relação direta entre a brincadeira e a autonomia. Hoje tudo vem pronto, enlatado. Precisamos retomar a essência da brincadeira, da poesia, dos sonhos...”, destaca.

Engenheira e mãe de três crianças, foi durante a criação dos filhos e a faculdade de pedagogia que Alice passou a refletir sobre as ideias prontas e os muros fechados que as crianças estão expostas. A reflexão a fez criar o Casulo Cultural, espaço livre que recebe crianças no contraturno escolar para que elas possam ser apenas crianças. Simples assim.

“Enquanto estudava e acompanhava o crescimento dos meus filhos eu notei que as crianças hoje estão perdendo a oportunidade de brincar livremente e essa ação é fundamental para o desenvolvimento saudável e para que elas aprendam diversas coisas como ter interação com outras crianças e o próprio trabalho em equipe”, aponta a pedagoga.

A importância do brincar tem destaque também no processo de ensino. A Base Comum Curricular, aprovada no final do ano passado pelo Ministério da Educação, destacou o brincar como um dos seis direitos de aprendizado e desenvolvimento.

Para Plínio Augusto, ator e educador, a brincadeira explora a reflete sobre a realidade e a cultura na qual as crianças estão inseridas. “O brincar e o jogar não se resumem apenas ao divertimento. São meios das crianças expressarem seus sentimentos, independente da condição financeira”, conta.

Na visão dele, a ação atravessa as gerações. “Mesmo na fase adulta sempre estamos brincando e jogando com algo em nossas vidas e aprendemos isso jovens”, finaliza.

Programação em Santos

A Câmara Municipal de Santos, através de emenda parlamentar do vereador Manoel Constantino (PSDB), dá sua singela contribuição a Semana Mundial do Brincar, reservando recursos para sua realização.

A Bella Cia. Teatro e Circo preparou diversas atividades para celebrar a data em espaços descentralizados da cidade. A programação completa está disponível na página do grupo no facebook: https://www.facebook.com/events/342750636248352/.

O Sesc Santos também programou uma série de atividades em alusão à data em sua sede, no Morro do São Bento, na Zona Noroeste, no Mercado Municipal e na praia. A programação completa está disponível no site:

https://www.sescsp.org.br/programacao/153072_SEMANA+MUNDIAL+DO+BRINCAR+2018#/content=programacao.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter