X

Cotidiano

Bancas poderão se tornar pontos de auxílio a turistas

Foi sancionada na tarde desta quarta-feira (12) a lei que amplia a atuação de bancas de jornais para que prestem informações turísticas

Da Reportagem

Publicado em 13/09/2018 às 18:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Projeto que prevê a capacitação de proprietários de bancas de jornais / Divulgação/PMS

Os turistas que visitarem Santos contarão com ajuda extra para obter informações sobre a Cidade e seus pontos de interesse. Foi sancionada na tarde desta quarta-feira (12) a lei que amplia a atuação de bancas de jornais para que prestem informações turísticas.

Com o nome de Banca de Apoio ao Turismo, Ouvidoria e Cidadania (Batoc), a iniciativa permitirá que os proprietários destes estabelecimentos sejam capacitados para auxiliar os visitantes e, ainda, recebam sugestões da população, como uma extensão da Ouvidoria Municipal.

Atualmente, Santos possui 284 bancas. O estabelecimento que se tornar Batoc terá que divulgar as atrações turísticas, culturais, esportivas e de lazer; estimular a solidariedade entre visitantes e moradores; prestar serviços de utilidade pública; auxiliar na localização de ruas e imóveis; orientar sobre o transporte público; distribuir materiais informativos e publicitários do turismo local e participar de campanhas de interesse público e turístico.

Além de receber folders da Prefeitura, as bancas terão adesivos com QR code do Portal de Turismo (www.turismosantos.com.br). Com o novo projeto, as bancas também poderão comercializar ingressos de teatro e cinema, eventos esportivos e culturais, por exemplo. Para isso, serão identificadas com painéis, faixas e outros materiais de comunicação com a logomarca da Prefeitura.

Quem aderir ao projeto terá como contrapartida a isenção da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento e do preço Público pela Ocupação de Área por até oito anos, com renovação anual, e o direito de vender produtos de conveniência e suvenires em até 40% do espaço da banca (exceto bebidas alcoólicas).

Cadeia produtiva

Durante a cerimônia que marcou a sanção da lei, na Sala de Situação do Paço Municipal, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa destacou que ela é fundamental porque favorece o turismo, setor que gera empregos e ajuda a movimentar a cadeia produtiva. "E, considerando a realidade econômica, sabemos que qualquer incentivo é muito importante".

De acordo com o ouvidor municipal, Rivaldo Santos, um decreto será publicado no Diário Oficial (www.santos.sp.gov.br) e detalhará como será a capacitação dos proprietários das bancas - que ficará a cargo da Secretaria de Turismo e da Ouvidoria - e como será feita a adesão à iniciativa. "Sabemos das dificuldades que os permissionários estão enfrentando com o avanço das mídias digitais. Essa proposta possibilita uma alternativa para que prestem um serviço de interesse público".

O secretário de Turismo, Odair Gonzalez, destacou que a lei oficializa o que as bancas sempre fizeram informalmente. "Sempre foram pontos para mostrar a Cidade aos turistas. Tenho certeza que, capacitados, poderão ajudar muito mais".

Proprietária de uma banca na Avenida Governador Pedro de Toledo (Boqueirão), Maria da Penha Costa confirma a vocação destes comerciantes para o auxílio ao turismo. "Sempre

prestamos muitas informações, até porque minha banca fica um local com muitos turistas. Acho essa iniciativa muito positiva".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Com vista para Orla, novo espaço oferece café com produtos saudáveis

'013 Raiz' oferece mix diversificado de ingredientes à granel e outros itens para alimentação saudável em ambiente aconchegante, com cafeteria de frente para Orla.

Nacional

Ator coreano Sung Hoon anuncia doações para vítimas do RS

Hoon vem ao país como parte na campanha de divulgação do dorama 'A Vingança do Casamento Perfeito'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter