X

Cotidiano

Baixada Santista corre risco de ficar sem combustíveis

Existem na região e Vale do Ribeira cerca de 300 postos e ainda não foi possível obter um levantamento de como está a situação em todos eles

Vanessa Pimentel

Publicado em 24/05/2018 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bloqueio realizado na Base de Distribuição de Combustíveis em Cubatão impede reabastecimento dos postos / Rodrigo Montaldi/DL

Alguns postos de combustíveis de Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande já não têm mais combustíveis para atender seus clientes. Isto porque, com a greve dos caminhoneiros, os veículos que fazem a reposição nos estabelecimentos estão impedidos de entrar na base de abastecimento, localizada em Cubatão.

De acordo com o Resan (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santos e Região), existem na Baixada Santista e Vale do Ribeira cerca de 300 postos e ainda não foi possível obter um levantamento de como está a situação em todos eles, mas até o fim da tarde de ontem, 27 estabelecimentos associados informaram que o volume de combustíveis disponível nos tanques estava em praticamente 10%.  

“Em razão da greve dos caminhoneiros e do bloqueio realizado na Base de Distribuição de Cubatão (Bacub-Petrobras), o abastecimento na região está comprometido. A maioria dos pontos de venda disse ter estoque até hoje ou, no máximo, até sexta. No entanto, com o aumento da demanda, o estoque pode se esgotar antes disso”, detalhou.

Dos 27 estabelecimentos, em sete já não há ­gasolina; em nove acabou o etanol; e em oito, o diesel. O Resan ressaltou que se a situação não for normalizada até amanhã (sexta-feira), a quase totalidade deverá enfrentar ­desabastecimento.

Questionado se há alguma medida que possa garantir o reabastecimento dos postos, o sindicato respondeu que não. “Os donos de postos aguardam o impasse ser solucionado”.

Só etanol

A Reportagem visitou alguns postos de Santos no início da tarde de ontem e em dois deles já não era mais possível abastecer com gasolina, só etanol.

“Desde cedo o movimento está grande. Gasolina e diesel já acabaram e o que temos não dura até o fim do dia”, explicou o gerente do posto Alvorada, na Avenida Afonso Pena.

No Posto localizado dentro do Supermercado Extra o estoque estava zerado. Em outro estabelecimento, próximo à Universidade Unimonte, os clientes só podiam abastecer até R$50. A medida foi tomada para tentar segurar o máximo possível o que ainda resta nas bombas.

No fim da tarde, alguns locais registraram grandes filas. A corrida aos postos é uma opção para os motoristas mais precavidos que, com medo de que a greve se estenda, preferem garantir o tanque cheio.

Ao fim do estoque, os postos vão paralisar as atividades enquanto ­aguardam o fim da greve dos caminhoneiros e a normalização do reabastecimento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter