X

Cotidiano

Aposentadoria por idade exige tempo de contribuição

Esse período de contribuição exigido é de 180 meses caso o trabalhador tenha começado a contribuir para a Previdência após julho de 1991

Da Reportagem

Publicado em 26/12/2017 às 11:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A aposentadoria por idade exige 180 meses de contribuição / Agência Brasil

Muitas pessoas acham que basta que o trabalhador tenha atingido uma determinada idade para que possa requerer a aposentadoria por idade. Mas isso não está correto. Além de atender ao requisito da idade – que é de 60 anos no caso das mulheres e 65 no caso dos homens –, é preciso também ter ­contribuído para a Previdência Social durante um certo tempo.

Esse período de contribuição exigido é de 180 meses caso o trabalhador tenha começado a contribuir para a Previdência após julho de 1991.

Carta avisa

O INSS envia mensalmente cartas aos segurados que completam as condições para se aposentar por idade. Na correspondência constam, além do nome e do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), a data de nascimento, o sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS e estimativa de renda mensal do benefício.

O comunicado contém ainda um código de segurança que permite ao segurado comprovar a autenticidade da carta, garantindo a proteção de seus dados.

A confirmação deve ser feita pelo próprio segurado pelo telefone 135 ou no site www.inss.gov.br.

Quem não receber a carta e tiver as condições de se aposentar por idade deve providenciar a atualização de seu cadastro pelo telefone 135. Vale lembrar que é importante manter os dados cadastrais sempre atualizados, pois todos os avisos do INSS são feitos por ­correspondência.

É bom saber

O INSS avisa segurados quando completam as condições para se aposentar por idade;
A Confirmação deve ser feita pelo próprio segurado pelo telefone 135 ou no site www.inss.gov.br;
Quem não receber o aviso, mas já tiver em condições da aposentadoria por idade deve providenciar a atualização de seu cadastro pelo telefone 135.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter