X

Cotidiano

Acidentes de trânsito continuam em queda em Santos

Conforme balanço da CET, o trimestre fechou com 777 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2017 foram 1.462

Da Reportagem

Publicado em 06/06/2018 às 16:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos manteve a tendência de redução nos acidentes de trânsito / Divulgação/PMS

Nos três primeiros meses do ano, Santos manteve a tendência de redução nos acidentes de trânsito. Conforme balanço da CET-Santos, o trimestre fechou com 777 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2017 foram 1.462, correspondendo à queda de 46,85%. No comparativo dos três últimos anos (2015-2017), o total de acidentes diminuiu de 6.856 para 5.685 (-17,08%).

Para encerrar 2018 também com menos ocorrências de trânsito, a companhia concentra seu trabalho principalmente em três frentes: fiscalização, engenharia de tráfego e educação.

As ações de fiscalização ocorrem diariamente, envolvendo os agentes de trânsito nas ruas e, ainda, o monitoramento pelas câmeras do centro de controle operacional instalado na sede da empresa.

Já a engenharia de tráfego promove a melhoria da sinalização, incluindo a implantação de dispositivos para ampliação da segurança viária. Um exemplo é o das duas lombofaixas (dispositivos para redução da velocidade) recentemente instaladas no Boqueirão (fevereiro) e na Aparecida (mês passado).

Permanente

A frente educativa envolve diferentes ações e ganhou reforços no mês passado com o Maio Amarelo – movimento mundial que alerta para os altos índices de mortes no trânsito.

Em Santos, o Maio Amarelo foi marcado pela entrega da Minicidade do Trânsito. Montado na Praça Belmiro Ribeiro, na Vila Mathias, o espaço lúdico recria a sinalização de ruas e avenidas para a iniciação de estudantes do 2º ao 4º ano na educação para o trânsito.

A inauguração do espaço celebrou o sétimo aniversário do Faixa Viva, que difunde a prioridade da passagem do pedestre em faixas de segurança onde não há semáforos. Em sete anos, o programa alcança resultados importantes, como queda nas mortes de pedestres (38%) e nos atropelamentos (30%).

Também um novo curso passou a ser oferecido às escolas públicas e particulares, para estudantes que já utilizam a bicicleta para deslocamentos pela Cidade.

E, ainda, foi promovida campanha alertando os motoristas sobre os riscos de dirigir sob efeito de drogas. Mais de mil condutores participaram da ação, realizando, voluntariamente e sob garantia de sigilo, teste para detecção de substâncias psicoativas.

As ações do programa educativo da CET são permanentes e incluem campanhas diversas, além de palestras. Escolas, entidades, empresas e grupos interessados podem se informar sobre as atividades oferecidas gratuitamente pelo e-mail [email protected]

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter