X

Brasil

Gestão Covas reajusta em 3,5% IPTU de 2019 na cidade de São Paulo

As parcelas do tributo municipal começam a vencer no início de fevereiro

Folhapress

Publicado em 04/01/2019 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O valor do IPTU poderá ser parcelado em até dez vezes / Divulgação/Fotos Públicas

A Prefeitura de São Paulo vai reajustar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em 3,5% neste ano. Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), será aplicado apenas a reposição da inflação no período.

As parcelas do tributo municipal começam a vencer no início de fevereiro. Quem pagar o valor à vista, até o vencimento da primeira parcela, terá o desconto de 3% -mesmo desconto dado no ano passado pelo então prefeito João Doria (PSDB).

O valor poderá ser parcelado em até dez vezes. O contribuinte receberá apenas dois boletos: um com o vencimento da primeira parcela, em fevereiro, e outro com os vencimentos ao longo do ano de 2019. A mudança na cobrança, adotada em 2018, visa coibir fraudes em boletos e economia na postagem dos mesmos.

O calendário com as datas de envio dos boletos e os vencimentos deve ser publicado nos próximos dias no "Diário Oficial da Cidade". Segundo a prefeitura, em 2019, a cidade terá 1.077.061 munícipes isentos de pagamento do imposto.

Por lei, a cada quatro anos, a prefeitura deve revisar a Planta Genérica de Valores (PGV), que é a base de cálculo para o IPTU e fixa os valores venais dos cerca de 3,5 milhões de imóveis (entre comerciais e residenciais) da cidade. Nos últimos anos, porém, a tabela não foi revisada.

Em 2018, o então prefeito João Doria já havia congelado o aumento real do IPTU. De olho na corrida eleitoral, o tucano só aplicou a atualização anual do imposto pela inflação, que foi de 3%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter