X

Bertioga

Bertioga exibe filme ao ar livre e bate-papo com diretoras sobre primeira palhaça negra do Brasil

A apresentação acontece na quarta (14), às 19 horas, na Pista de Skate

Da Reportagem

Publicado em 09/03/2018 às 10:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O projeto Cine Rua, feito por moradores de Bertioga, busca uma nova forma de se relacionar com o cinema / Divulgação

Quem gosta de cinema tem um programa imperdível na próxima quarta-feira (14). É o projeto "Cine Rua", feito por moradores de Bertioga e o Sesc Bertioga. O grupo traz o documentário "Minha avó era palhaço", ao ar livre, na Pista de Skate, Centro, a partir das 19 horas. Após a exibição, haverá bate-papo com as diretoras da obra. O evento é gratuito e tem apoio da Prefeitura.

O documentário conta a trajetória artística da primeira palhaça negra no Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis e foi dirigido por Ana Minehira e Mariana Gabriel, neta de Maria Eliza.  O filme tem esse título, pois Maria Eliza se apresentava como "Xamego", palhaço homem, que no início da década de 1940 era a grande atração do Circo Guarany.

O projeto Cine Rua, feito por moradores de Bertioga, busca uma nova forma de se relacionar com o cinema. As exibições são realizadas em espaços públicos em bairros da cidade, com temas que passam pela sustentabilidade e a diversidade. Nesta edição, em parceria com o Sesc, o projeto propõe uma discussão sobre racismo e machismo.

Sobre as diretoras

Ana Minehira dirigiu e roteirizou seu primeiro longa-metragem em 2015, Minha avó era palhaço, documentário que faz parte do projeto "Xamego, a primeira palhaça negra do Brasil", contemplado no Prêmio Funarte Caixa Carequinha de 2014.

Mariana Gabriel dirigiu e roteirizou os documentários, de 50 minutos, Minha avó era palhaço (2015), Mar Português (2012, para o canal ESPN Brasil) e Circo Paraki em parceria com Priscila Jácomo, projeto contemplado pelo PROAC e Prêmio Funarte Carequinha de 2011. Dirigiu, roteirizou e montou o curta-metragem, 16mm, Iara do Paraitinga, que conquistou  seis prêmios no  IV Curta Santos (entre eles, direção, roteiro e montagem). O filme foi finalista no 38º Festival de Cinema de Brasília em 2005.

Serviço

Local: Pista de Skate da Praia da Enseada. (Em caso de chuva, a atividade acontecerá na Casa da Cultura).

Realização: Coletivo Cine Rua e Sesc Bertioga, com apoio da Prefeitura de Bertioga.

O evento é grátis e não é preciso retirar ingressos. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Motociclista morre em colisão com motorista alcoolizado em Guarujá

O motorista do outro carro era um comerciante, de 44 anos, e estava alcoolizado, conforme apontou teste do etilômetro

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter